Síndrome Visual do Computador: A Pandemia da Era Digital
Atualmente, o uso predominante de dispositivos eletrónicos tornou-se parte integrante das nossas rotinas, resultando no aparecimento de uma nova condição que afeta uma grande parte da população: a Síndrome Visual do Computador (SVC).
Esta síndrome caracteriza-se por um conjunto de sintomas decorrentes do uso prolongado de aparelhos eletrónicos, estimando que, cerca de 90% dos utilizadores de computador que passam mais de três horas diárias em frente ao ecrã, sofrem de SVC.
O pestanejo é fundamental para manter a película lacrimal que protege a superfície dos olhos. Quando passamos longos períodos em frente a um ecrã, o reflexo de pestanejo diminui, levando a uma evaporação mais rápida da lágrima e, consequentemente, a sintomas de secura ocular.
Assim, são diversos os sintomas da SVC:
- Olho seco;
- Olho vermelho/irritação ocular;
- Fadiga ocular;
- Visão desfocada.
No entanto, existem práticas que podem minimizar este incómodo e que podem ser realizados a qualquer momento:
2.Correções ergonómicas: Posicione o ecrã de modo a evitar reflexos e corrija a postura, mantendo uma distância adequada do monitor.
3.Uso de colírio lubrificante: Ajuda a combater a secura ocular.
4.Aumentar a frequência do pestanejo: Conscientemente, tente pestanejar com mais frequência.
5.Uso de lentes com filtro da radiação azul: Reduz o impacto da luz azul emitida pelos ecrãs.
Cuide da sua visão e, na eventualidade de os sintomas persistirem, deverá recorrer a um especialista.
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.