Porque é que o desempenho visual varia tanto de pessoa para pessoa?
A perceção das cores, a visão em três dimensões e a visão noturna variam bastante entre as pessoas, mas, o que causa essas discrepâncias no desempenho visual entre os indivíduos?
Parte da população enfrenta dificuldades visuais, no entanto, através da utilização de óculos e lentes de contacto, observa-se uma correção eficaz das variações no desempenho visual.
Contudo, à medida que o tempo passa, as diferenças entre as pessoas tendem a aumentar. Certamente que não é possível afirmar que aos 80 anos vemos da mesma forma que víamos com 20 anos. A acuidade visual, a visão noturna, a perceção espacial e a perceção das cores deterioram-se com o tempo.
Por volta dos 40/50 anos, o cristalino e o músculo ciliar perdem elasticidade, o que, consequentemente, dificulta o foco nas diferentes distâncias. Como tal, muitas pessoas começam a sentir necessidade de afastar objetos, como livros ou ecrãs, para verem com maior nitidez.
Por outro lado, no que concerne à visão noturna, esta depende do bom funcionamento dos bastonetes na nossa retina. Em alguns casos, a deficiência de vitamina A pode diminuir a visão noturna, no entanto, esta pode ser facilmente recuperada.
As diferenças de visão podem, também, ser causadas por doenças patológicas que surgem ao longo da vida.
Como posso aproveitar o potencial da minha visão?
Através da utilização de óculos ou lentes de contacto!
Sem um par de óculos ou lentes adequados, o potencial de visão do utilizador não pode ser totalmente aproveitado, e os detalhes mais subtis não são considerados.
Para tal, é fundamental que realize um exame visual regularmente!
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.