Vamos falar de olho seco?
A desidratação ocular, comumente chamada de olho seco, resulta de uma produção desadequada de lágrima, que pode provocar sintomas de irritação e mau estar ocular e pode também deixar a visão um pouco turva. Muitas vezes é a causa de um certo desconforto que sentimos mais ao final do dia, como uma sensação de olhos pesados e a necessidade contante de os esfregar.
As causas para o olho seco são várias e incluem, entre outras, passar muito tempo em ambientes secos, o desgaste das lentes de contacto, certas doenças auto-imunes (por exemplo, Sjögren, artrite reumatóide), distúrbios da pálpebra (como a blefarite), alguns medicamentos, alterações hormonais, envelhecimento e a utilização de ecrãs digitais.
Esta última causa tem sido a mais comum nos tempos atuais devido à constante utilização de ecrãs, sendo o conjunto de sintomas classificado como Síndrome Visual do Computador (SVC).
A Síndrome Visual do Computador, também conhecida como fadiga ocular digital, descreve um conjunto de problemas relacionados com os olhos e a visão que resultam do uso prolongado do computador, tablet, e-reader e smartphones. Quando olhamos para um computador, ou outro ecrã digital, pestanejamos com menos frequência, o que resulta numa maior evaporação do filme lacrimal.
Segundo a Associação Americana de Optometria, para ajudar a aliviar a fadiga ocular digital, deveria seguir a regra 20-20-20: faça uma pause de 20 segundos para ver algo a 6 metro de distância (20 pés) a cada 20 minutos!
Quais os sintomas do olho seco?
- Vermelhidão ocular;
- Produção excessiva de lágrima, lacrimejo constante;
- Visão desfocada;
- Irritação e desconforto ocular.
Qual o tratamento para o olho seco?
- Utilização de lágrima de artificial (colírio hidratante);
- Maior higiene palpebral;
- Evitar ambientes com ar condicionado;
- Alterar os hábitos e tempo de visualização em ecrãs digitais;
- Utilização de lentes oftálmicas com tratamento anti-reflexo contra a luz azul nociva.
O colírio hidratante, também conhecido como lágrima de conforto, é o meio mais eficiente para aliviar os sintomas do olho seco, aumentando o volume de lágrima. Quando indicado, o tratamento adequado das doenças das pálpebras, como a blefarite, pode ser eficaz na redução dos sintomas do olho seco.
Em resumo, se colocar regularmente lágrima artificial, se cumprir os conselhos de higiene ocular e se alterar os seus hábitos de visualização de ecrãs, irá contribuir para que os seus olhos sejam mais saudáveis e estejam hidratados!!!
Se tem alguma questão ou dúvida e quer falar mais um bocado sobre o olho seco, teremos todo o gosto em falar consigo!
Entre em contacto com o nosso departamento de Optometria através do e-mail: dep.optometria@grupojorgeoculista.pt.
Até ao próximo post :)
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.